Mordidas no Berçário e Educação Infantil: por que elas acontecem?

Episódios de mordidas no por crianças pequenas podem ser comuns, mas você sabe o motivo delas acontecerem? Nesse conteúdo, vamos falar sobre os possíveis motivos e como podemos lidar quando um caso desses acontecer. Confira!

No ambiente escolar, é comum que ocorram situações desafiadoras que demandam atenção e compreensão por parte dos educadores e dos pais. Uma delas é quando acontecem casos mordidas no Berçário e na Educação Infantil, sendo, principalmente no Maternal. Embora possa ser um comportamento preocupante para os pais, é importante compreender as razões por trás dessas mordidas.

É crucial lembrar que esse comportamento faz parte do desenvolvimento infantil e é uma forma de expressão para elas. Até aprenderem a falar, as crianças utilizam outros meios para se comunicar. A mordida, nesse caso, é uma delas.

As mordidas são frequentemente observadas em crianças com idades entre 12 a 24 meses, quando elas estão começando a desenvolver habilidades sociais e de comunicação. E, na fase oral, muitas crianças acabam por demonstrar os seus sentimentos de outras formas e a boca acaba por ser uma maneira que desde sempre proporcionou descobertas.

Neste post, explicaremos quais podem ser as causas das mordidas e o que podemos fazer quando acontecer, procurando promover um ambiente seguro e saudável.

Por que as mordidas acontecem nessa idade?

Existem várias razões pelas quais a criança pode estar mordendo os seus colegas ou os profissionais. Muitos ainda acreditam que o ato indica vir de uma criança mal educada ou agressiva, mas nós vamos te mostrar que pode não estar relacionado a isso. Entre os motivos, estão:

• Fase de dentição

Quando os primeiros dentes começam a nascer, a criança pode sentir desconforto e dor nas gengivas. Morder pode ser uma maneira de aliviar essa sensação e, como a criança não tem a noção de que isso irá machucar o colega, acaba por fazer isso.

• Expressão emocional

As crianças pequenas muitas vezes têm dificuldade em expressar suas emoções ou frustrações verbalmente. A mordida pode ser uma forma de expressar raiva, ciúme, frustração ou até mesmo empolgação.

• Busca por atenção

Algumas crianças podem morder como uma forma de chamar a atenção dos adultos ou dos colegas. Elas podem perceber que, ao morder, recebem uma resposta imediata das pessoas ao seu redor, mesmo que seja negativa.

• Exploração sensorial

As crianças pequenas exploram o mundo ao seu redor, principalmente, com a boca. Morder é uma maneira natural de descobrir diferentes texturas e sensações, mesmo que signifique morder um colega de turma, por não saber as consequências desse ato.

Estratégias para lidar com os casos de mordidas

Existem medidas que educadores e pais podem tomar para minimizar a ocorrência e para lidar com a situação. Selecionamos 4 recomendações que podem ser eficazes nesses momentos:

1. Supervisão atenta:

É fundamental que os profissionais estejam sempre presentes e atentos durante as atividades das crianças menores. Uma supervisão atenta ajuda a identificar os sinais de tensão ou frustração das crianças e intervir antes que ocorra uma mordida.

Aqui na Sapequinha, nos preocupamos com a segurança e o comportamento dos bebês e das crianças, sempre observando se algo diferente do comportamento dele está acontecendo e, em nenhuma hipótese, deixamos as crianças sem supervisão.

1. Ensinar outras formas de se expressar:

É importante ensinar às crianças formas adequadas de expressar suas emoções. Promover habilidades de comunicação, atividades de educação socioemocional desde bebês, como o uso de palavras simples para expressar necessidades e emoções, pode ajudar a reduzir as mordidas

1. Intervenção:

Quando uma criança está prestes a morder ou já mordeu outra, é essencial intervir imediatamente.

Procure mostrar para a criança que isso machuca o amiguinho e que ele fica triste e chora porque sente dor. Além disso, é importante mostrar que essa atitude não é certa, de forma calma, porém com firmeza e clareza.

Além disso, a criança mordida deve ser acolhida e incentivada a expressar que foi machucada, que doeu e que se sentiu triste, porém nunca deve ser incentivada a revidar, seja com mordidas ou outras atitudes agressivas.

1. Reforço positivo:

Elogie e recompense quando as crianças se comunicarem de maneira eficaz e resolverem conflitos de forma pacífica, mostrando que morder não é uma boa opção. Dessa forma, elas serão incentivadas a adotar comportamentos positivos.

Como deve ser feita a comunicação com os pais nesses casos?

Um caso de mordida é sempre uma situação difícil para os responsáveis. Os pais da criança que mordeu o colega podem se sentir envergonhados e os pais da criança que foi mordida acabam por ficar chateados e preocupados com o machucado da criança.

A parceria entre a escola e os pais é essencial para criar um ambiente seguro e saudável para todas as crianças. Por isso, é importante manter uma comunicação aberta e regular com os pais. Informá-los sobre o incidente, discutir as medidas tomadas e colaborar para que fora da escola sejam incentivadas também outras formas de se expressar, podem ser formas interessantes de lidar com o problema das mordidas.

Essa pode ser uma fase desafiadora, mas compreender suas causas com certeza irá ajudar a reduzir sua ocorrência. Com paciência, diálogo e supervisão atenta, podemos ajudar as crianças a superar esse comportamento e a desenvolver as suas habilidades sociais.